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sexta-feira, 2 de setembro de 2016
EDITAIS DA JORNADA CULTURAL E CIENTÍFICA DO CMCB
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará Escritora Rachel de Queiroz comunica aos docentes e discentes, por meio dos editais abaixo, a abertura para a realização da VI Jornada Científica e Cultural que tem como tema geral "ÁGUA, FONTE DA VIDA", distribuída em 7 modalidades na área cultural. Cliquem nos links a seguir e participem.
CONCURSO LITERÁRIO
CONCURSO DE PINTURA
CONCURSO DE FOTOGRAFIA
CONCURSO DE AUDIOVISUAL
CONCURSO DE TEATRO
CONCURSO DE EXPRESSÃO CORPORAL
CONCURSO DE TALENTOS MUSICAIS
VI JORNADA CIENTÍFICA
ANEXOS DA VI JORNADA CIENTÍFICA
MODELO DE CAPA
MODELO DE CAPA DO PROJETO DE PESQUISA CIENTÍFICA
FORMULÁRIO DE CONFIRMAÇÃO DE EXPERIMENTO CIENTÍFICO
JORNADA
CIENTÍFICA & CULTURAL DO CMCB-CE
– 2016
TEMA GERAL: “ÁGUA, FONTE DE
VIDA” - VI JORNADA
CIENTÍFICA – 2016
Confirmação de
Experimento Científico:
TÍTULO
DO PROJETO DE PESQUISA:
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NOME
DA EQUIPE:
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ORIENTADOR:
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NOME
DO RESPONSÁVEL PELA EQUIPE
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série
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Turma
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Nº
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e-mail:
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Fone:
(85) ________-________
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Fortaleza, ____ de setembro de 2016
____________________________________________
Assinatura
do Responsável pela Equipe
RESUMO
DO EXPERIMENTO:
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Projeto de Pesquisa
(Roteiro)
Título:
Exemplo:
Aquedutos da Cidade de Roma
Resumo:
Este resumo deve trazer, de forma objetiva, as principais
características do projeto, o problema de pesquisa e uma possível solução
encontrada. Para facilitar este processo, imagine-se explicando para alguém
sobre o que será seu projeto. Não é um resumo sobre os aquedutos, e sim um
resumo sobre o projeto. (Entre
100 e 400 palavras).
Objetivo Geral e
Objetivo(s) Específico(s):
Deve ser definida a finalidade do trabalho,
a meta principal a ser alcançada em torno do tema escolhido. O grupo deve se
perguntar qual a contribuição desta pesquisa para quem a lê. Deve ser dividido
entre objetivo geral (1) e objetivos específicos (vários).
Os objetivos constituem a finalidade de um
trabalho, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração
da pesquisa. Podemos distinguir dois tipos de objetivos em um trabalho
científico: os objetivos gerais e os objetivos específicos.
Como o próprio nome diz, o objetivo geral é aquele mais
amplo. É a meta de longo alcance, as contribuições que se desejam oferecer com
a execução da pesquisa. Em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é
o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.
No entanto, para se cumprir o objetivo geral é preciso
delimitar uma meta mais específica dentro do trabalho. As demais, somadas,
conduzirão ao desfecho dos objetivos específicos.
Por exemplo, se o objetivo geral de um projeto é o de contribuir
para o estudo de uma dada realidade social, os objetivos específicos deverão
estar orientados para esta meta: descrever a realidade; compará-la com outras
situações similares; sistematizar os pontos determinantes para sua ocorrência.
Cumpridos estes objetivos parciais, certamente o pesquisador conseguirá atingir
seu objetivo mais amplo.
Observe-se que a formulação dos objetivos - seja dos gerais,
seja dos específicos - se faz mediante o emprego de verbos no infinitivo: contribuir,
analisar, descrever, investigar, comparar...
Justificativa:
Defender o assunto e/ou o problema de
pesquisa escolhido com argumentos sobre a relevância e a importância do mesmo. Diga porque vale a pena desenvolver o projeto que você
está propondo: foque em mostrar qual parte do grande quebra-cabeças você quer
ajudar a completar ou consertar.
Metodologia:
É o conjunto de técnicas e
processos empregados para a pesquisa e a formulação de uma produção científica. Trata-se da forma com que o grupo irá obter as informações:
através de leituras, vídeos, fichamento dos dados, etc. É o estudo dos métodos ou
dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico.
A metodologia é o estudo dos métodos, especialmente dos métodos das
ciências. É um processo utilizado para dirigir uma investigação da verdade, no
estudo de uma ciência ou para alcançar um fim
determinado e aborda as principais regras para
uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos
para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
A pesquisa é uma das atividades
primordiais para a elaboração dos trabalhos realizados com base na metodologia
científica. É a fase da investigação e da coleta de dados sobre o tema a ser
estudado.
Resultados
Experados e/ou Produto final:
Os
Resultados Experados se sobrepõe
apenas em parte com a justificativa do projeto. Essas duas seções não devem ser
repetições uma da outra. Diga o que de bom resultará do projeto, quando ele for
concluído.
É
nessa seção que você coloca as suas expectativas quanto ao Produto final e/ou solução
do problema de pesquisa do projeto em um sentido amplo. Há
diferentes caminhos para se preencher essa seção de forma eficiente,
aumentando as chances de o projeto ser aprovado para as Feiras de Ciencia da
SEFOR e SEDUC ou mesmo ser financiado, como por exemplo:
§ Em projetos com múltiplas hipóteses
alternativas para uma mesma pergunta de trabalho, você pode dizer em qual
das hipóteses aposta e porque.
§ Tanto em projetos baseados em
hipóteses (uma ou múltiplas) quanto em projetos descritivos, você pode dizer
quais novidades os resultados obtidos trarão para o tema ou teoria.
§ No caso de projetos mais aplicados,
você pode dizer quais novas tecnologias devem ser desenvolvidas ou
melhoradas em decorrência do projeto, ou como os resultados poderão tornar
melhor a vida das pessoas.
§ Em todos os casos, você pode fechar
essa seção dizendo que implicações maiores o seu projeto terá, seja para o
avanço da ciência ou para a resolução de problemas práticos da sociedade. o
modo como a pesquisa será apresentada: trabalho escrito e vídeo, trabalho
escrito e seminário, trabalho escrito e slides, etc.
Bibliografia ou Referência
Bibliográfica:
Apontamento das referências bibliográficas que
serão utilizadas. Listar os livros,
artigos, sites que foram usados como fonte de pesquisa para o trabalho.
I). ERRATA
EDITAL DA VI JORNADA CIENTÍFICA CMCB-CE 2016
VERSÃO: 2
DATA DE PUBLICAÇÃO: 22/08/2016
4. DA METODOLOGIA DOS TRABALHOS:
ONDE SE LÊ:
4.2.
Apenas uma disciplina poderá acumular 02 (dois) pontos, restando 01 (um) ponto
para as demais. Não será permitido o fracionamento de pontos. Serão atribuídos
apenas pontos inteiros.
LEIA-SE:
4.2.
Apenas uma disciplina poderá acumular 02 (dois) pontos, restando 01 (um) ponto
para as demais. No caso de pontuação máxima 05 (cinco) pontos para os 6ºs, 7ºs
e 8ºs Anos do Ensino Fundamental II, os pontos poderão ser distribuidos entre
as disciplinas de Matemática e Ciências, podendo uma delas receber 3 (três)
pontos e a outra 2 (dois) pontos. Não será permitido o fracionamento de pontos.
Serão atribuídos apenas pontos inteiros.
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MASCOTE OFICIAL DA VI JORNADA CULTURAL E CIENTÍFICA
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MASCOTE OFICIAL DA VI JORNADA CULTURAL E CIENTÍFICA
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